segunda-feira, novembro 06, 2006

Qual é a questão?



Este texto é muito legal, pois nos faz refletir sobre as nossas escolas atuais, será que ainda predomina o ensino tradicional, ou a escola está se adaptando a realidade de cada educando? Infelizmente o que tenho visto, lido e observado, a maioria das escolas ainda usa o método tradicional, onde os alunos não são investigados, estimulados a ter senso critico, a pensar e refletir sobre as ações políticas, educacionais, sociais, enfim. Tudo é feito para eles, os objetivos, a dinâmica, a avaliação, os alunos pensa e constrói muito pouco.
Não se levanta problemas e certezas, pois ele não é investigado, isso não é o importante, o importante é o aluno decorar a matéria e tirar boas notas.
O professor tem que estar atento ao mundo interno e externo dos seus alunos, investigar porque um está agressivo e o outro prostado, porque um tem mais facilidade de interagir e o outro não. Para que isto aconteça o professor tem que ter uma visão de mundo diferenciada, olhar o currículo da sua escola com outro olhar, buscar adapta-lo segundo o interesse dos seus alunos e pensar qual a questão a ser investigada e abordada com os alunos.
É difícil para alguns professores terem esta concepção, é um exercício diário, é quebrar paradigmas é se colocar novamente no papel de aprendiz, sair do pedestal de professor absoluto, o único que ensina e não tem nada a aprender.